LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 22 de setembro de 2012

FUJONA POEDEIRA!!

BOM DIA, COLEGUINHAS.
AQUI QUEM VOS DIGITA HOJE É A FUJONA. VOCÊS SE LEMBRAM DE MIM?
CHEGUEI AO QUINTAL DA AMA GAM , HÁ CERCA DE 3 MESES.

QUANDO CHEGUEI, EU ERA ASSIM!!


O TEMPO FOI PASSANDO E EU FUI CRESCENDO. GANHEI UMA BELA NOVA CAUDA E FIQUEI MAIS ROBUSTA!!
E AGORA, UMA NOVIDADE LEGAL PRA VOCÊS: JÁ ESTOU BOTANDO OVOS!!!
ISSO MESMO!
EU SUBO NOS NINHOS, FICO INDECISA EM QUAL CAIXA FICO, MAS ACABO ESCOLHENDO UMA...



MAS ANTES DE MOSTRAR MEU LINDO OVO POSTO, VOU FAZER UMA PERGUNTINHA PRA VOCÊS: VOCÊS SABEM COMO SE FORMA UM OVO ANTES DE  BOTARMOS??
NÃO SABEM??? POIS ENTÃO, VOU LHES EXPLICAR...
O OVO COMEÇA SEMPRE A SE FORMAR PELA GEMA, QUE NADA MAIS É DO QUE UM DE NOSSOS ÓVULOS. A GEMAS VIAJA POR VÁRIOS ÓRGÃOS DENTRO DE NÓS, ATÉ CHEGAR AO SEU DESTINO FINAL. PARA QUE SE CONCLUA O PROCESSO DE POSTURA, LEVAM CERCA DE 24 HORAS E, MEIA HORA APÓS A POSTURA, O PROCESSO DENTRO DO CORPO SE REINICIA.
DURANTE UMA VIDA, NÓS GALINHAS PODEMOS BOTAR CERCA DE 265 OVOS. TEMOS ALGUMAS PAUSAS ENTRE CHOCAR OS OVOS OU DESCANSO.
NOSSAS PRIMAS DE GRANJA, VIVEM EM MÉDIA 2 ANOS. NÓS, GALINHAS DE QUINTAL, VIVEMOS ENTRE 5 E 6 ANOS.
A ETAPA MAIS DEMORADA NA FORMAÇÃO DO OVO, É A CASCA. DEMORA CERCA DE 20 HORAS PARA QUE NUTRIENTES E MINERAIS COMO O CÁLCIO, SE ENGLOBEM E ENRIGESSAM  A PROTEÇÃO DA CLARA E DA GEMA. NUMA OUTRA OPORTUNIDADE, EXPLICAREI A FUNÇÃO DE CADA UMA.
SABEM DE UMA COISA BACANA?
QUANDO NÓS GALINHAS NASCEMOS, JÁ NASCEMOS COM NOSSO SISTEMA  REPRODUTOR FORMADO. ELE VAI SE DESENVOLVENDO CONFORME CRESCEMOS E QUANDO COMPLETAMOS 6 MESES DE VIDA, ELE COMEÇA A FUNCIONAR. OS PRIMEIROS OVOS, SAEM COM A PELÍCULA MOLE. É COMUM...
ISSO SE ESTABILIZA EM 3 OU 4 POSTURAS.

BEM... JÁ EXPLIQUEI PRA VOCÊS COMO OS OVOS SE FORMAM E JÁ BOTEI MEU OVO DO DIA.
VOU DESCER DO NINHO AGORA E VOU CISCAR UM POUCO PARA ESTICAR MINHAS PERNINHAS.


OLHA O MEU OVO!! É O PRIMEIRO, DA DIREITA!!
OS OUTROS, SÃO DA VERMELHA 1, DA VERMELHA 2 E DA ELVIRINHA!!!


E POR HOJE É SÓ, TURMINHA!!
ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DESSA POSTAGEM GALINÁCEA!!
FICA AQUI O MEU  ABRAÇO DE PENAS PRA TODOS VOCÊS!!
DEIXO TAMBÉM UM ABRAÇO BEM BONITO, DA MAUAU E DO GATITO!!
ATÉ QUALQUER DIA!!

17 comentários:

  1. Oi flor...adorei a historinha de hoje...e a fujona está retribuindo os cuidados.
    Bjão e bom final de semana.

    Marcela

    ResponderExcluir
  2. Olá, colega Fujona! Fiquei feliz em saber como os ovos são formados e que você botou o seu 1º ovo, meus parabéns! Achei interessante que todas botam os ovos no mesmo lugar e todas chocam os ovos de todas ou foi a Dona Gam que colocou todos os ovos juntos? Espero que vocês sejam boas companheiras e se ajudem.
    Lambidas da Pink

    ResponderExcluir
  3. OI, COLEGA PINK!! AQUI É A FUJONA...
    NÓS TEMOS O COSTUME DE BOTAR NO NINHO QUE TEM MAIS OVOS... KKK
    SE TIVER UM NINHO COM UM E OUTRO COM DOIS, VOU PREFERIR O QUE TEM MAIS, SEMPRE! KKK
    COISAS DE GALINHA!! ;)
    QUANTO À CHOCARMOS, QUANDO ISSO ACONTECE, PEGAMOS UM NINHO EXCLUSIVO PRA ISSO. ESCOLHEMOS E TOMAMOS CONTA!! KKK
    MAS AINDA NÃO PASSAMOS POR ISSO... :)
    ABRAÇÃO DA FUJONA PRA VOCÊ COLEGUINHA!

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber mais sobre as galinhas. A Fujona é uma linda e parabéns pelo primeiro ovo.

    Bjs, Néia e Nikita

    ResponderExcluir
  5. A Fujona estámuito linda!!! E ainda botando ovo??? Que chiqueeee!!!
    Eu também tinha galinha quando criança, mas spo colocava o nome de Glabliela( assim mesmo, cheio de ls, rsrsr)... Era Glabliela 1, Glabliela 2 e assim vai... Rsrs!!!
    Mil beijinhos, nas galinhas e nos gatinhos...
    Táaaa!!! Em você também, rsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  6. Linda e "ovuda" rsrsrs miauuuuu tia, cheiro grande na pontinha do nariz

    ResponderExcluir
  7. Oie ... linda a Fujona.... muito legal a explicação de como o ovo e formado eu não sabia.... eu quando era pequena ganhei um pintinho amarelinho, mas matei ele sem querer....fui dormir com ele e adivinha o que aconteceu.... amassei o coitado....falo sempre que gostaria de ter um sitio pra criar tudo qto e bicho... principalmente porquinho qualquer hora conto o porque rsrs... tenha um otimo domingo... bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei a FUJONA, seus ovos e tudo mais aqui!!beijos,lindo domingo,chica

    ResponderExcluir
  9. GOSTEI DO POST DA FUJONA, SOU LOUCA POR ANIMAIS DE TODAS AS ESPÉCIES.BJS

    ResponderExcluir
  10. Eita! Bons ovos... ops, boas posturas amiguinha!!

    ResponderExcluir
  11. Fujona, você nos presenteou com uma aula de Biologia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei conhecer a Fujona. Como ela é linda!!!

    Adorei também saber mais sobre a reprodução das galinhas.

    Lendo sobre a Fujona, lembrei da minha Rosinha, uma galinha branca que achei vagando na rua...ela foi nossa companheirinha por 6 meses, ficou paralítica pois já estava bem velhinha, e depois virou estrelinha. Meus miaus adoravam ela, até brincavam com Rosinha, que era muito carinhosa e gostava de dormir pertinho de mim ou de um dos miaus!!

    beijinhos,

    Lígia e turminha!! :))

    ResponderExcluir
  13. Fujona adorei saber sobre os ovos. Acho que voce deve esta contente com a vidinha ao lado das amigas vermelhinha 1 e 2 e da elvirinha.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Foi muito legal conhecer vc, Fujona...Esperta vc, hein? Bom também aprender tanta coisa interessante.
    Obrigada por compartilhar conosco, Fujona.

    Um xêrinho procês .

    ResponderExcluir
  15. Adorei a aula de biologia! Aprendi um bocado aqui! Muito legal!
    Fico pensando se a Mauau e o Gatito não se sentem tentados a dar umas "carreiras" na Fujona... :)))

    ResponderExcluir
  16. Meu Doki iria adorar caçar essas galinhas, hehehe... levei-o na casa do meu sogro uma vez e ele estava com uma galinha no quintal, logo correu atrás, a bichinha ficou desesperada e eu doidinha, tive que deixá-lo preso, pela teimosia de não deixá-la quieta.

    ResponderExcluir
  17. Que foto mais fofa da fujona no ninho,acho lindo!!!bjuuu.

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI!! VALEU!