LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

VACINAÇÃO: CARINHO E ATENÇÃO!

QUERIDOS COLEGUINHAS...
ONTEM, NO BAIRRO ONDE MORAMOS, DOIS GATINHOS FORAM ENCONTRADOS MORTOS NA RUA ABAIXO DA NOSSA. UMA MOÇA DISSE QUE ELES ESTAVAM MUITO GRIPADINHOS E NÃO RESISTIRAM À "GRIPE".
ENTENDENDO O QUE SE PASSARA E DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS, RESOLVEMOS BUSCAR GATOS SÁBIOS, QUE ENTENDIAM BEM SOBRE IMUNIZAÇÃO FELINA PARA LHES ESCLARECER CERTAS COISAS.
A POSTAGEM DE HOJE, É UM ALERTA PARA TODOS OS AMOS QUE ESTIMAM E PREZAM A VIDA DE SEUS GATINHOS.
PARA FAZER ESSA POSTAGEM DE ALERTA, EU GATITO E MINHA COLEGA MAUAU, FOMOS ATÉ A LINHA DO ARCO-ÍRIS PRA CHAMAR DUAS PERSONALIDADES FELINAS MUITO IMPORTANTES: A GATA RUTHA E O CONDE GATO-TÔ.
ELES FICARAM MUITÍSSIMO HONRADOS POR TEREM SIDO ESCOLHIDOS PARA FALAR SOBRE ESTE ASSUNTO E A PARTIR DE AGORA, É COM ELES.
PRESTEM MUITA ATENÇÃO NA POSTAGEM DO DIA!

(CLIQUEM NAS IMAGENS, PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO!)



COMO MUITOS DE VOCÊS JÁ DEVEM SABER, EU GATO-TÔ E MINHA COLEGA RUTHA, FOMOS GATOS MUITO QUERIDOS. EU, VIVI POUCAS E BOAS EM MEUS 9 ANOS DE VIDA, ASSIM COMO ELA, EM SEUS 15 ANOS FELINOS.
FOMOS MUITO ESTIMADOS E QUERIDOS TANTO PELOS AMOS QUANTO PELOS QUE LERAM E AINDA LÊEM NOSSAS HISTÓRIAS NA BLOGOSFERA.
PORÉM, NADA DISSO FOI POR ACASO. DURANTE TODA A NOSSA ESTADIA AQUI EM BAIXO, NO PLANETA TERRA, RECEBEMOS OS DEVIDOS CUIDADOS POR PARTE DE NOSSOS AMOS. ISSO, NOS MANTEVE SAUDÁVEIS E FELIZES ENQUANTO COM ELES ESTIVEMOS.
MAS SERÁ QUE TODOS OS AMOS SE PREOCUPAM NA MEDIDA CERTA COM SEUS FELINOS?
VAMOS MOSTRAR A VOCÊS, QUE NEM SEMPRE ISSO ACONTECE.
UM DOS MOTIVOS DE FALECIMENTOS FELINOS, É DEVIDO À FALTA DAS VACINAS.
MAS PORQUE GASTAR DINHEIRO COM VACINAS? MUITOS AMOS SE PERGUNTAM.
A RESPOSTA, VOCÊS VERÃO ABAIXO, TRISTES IMAGENS DO PODER DESTRUTIVO DA TÃO TERRÍVEL RINOTRAQUEÍTE VIRAL FELINA, A POPULAR E MORTAL "GRIPE DE GATO"...
MAS ANTES DE MOSTRARMOS AS IMAGENS, VAMOS APRENDER UM POUCO SOBRE  O QUE É A RINOTRAQUEÍTE. VOCÊS IMAGINAM O QUE SEJA?
LEIAM ENTÃO...

"A RINOTRAQUEÍTE VIRAL FELINA, É UMA DOENÇA DO TRATO RESPIRATÓRIO SUPERIOR DE FELINOS, CAUSADA PELO herpesvirus felino (HVF-1), DA FAMÍLIA Herpesviridae. ACOMETE TANTO A ESPÉCIE DOMÉSTICA QUANTO AS SELVAGENS. O VÍRUS É TRANSMITIDO POR CONTATO DIRETO E O PERÍODO DE INCUBAÇÃO, GERALMENTE É CURTO.
É UMA DOENÇA EXTREMAMENTE FREQUENTE, QUE ACOMETE OS GATOS DOMÉSTICOS E FELÍDEOS SELVAGENS. A MAIORIA DOS FELINOS QUE CONSEGUE SE RECUPERAR DA INFECÇÃO, TORNAM-SE PORTADORES ASSINTOMÁTICOS, OU SEJA, ELES ALBERGAM O VÍRUS NO ORGANISMO DE FORMA LATENTE E PODEM ELIMINAR O VÍRUS NO AMBIENTE, ASSOCIADO OU NÃO A SINTOMAS CLÍNICOS. EVENTUALMENTE, SITUAÇÕES DE ESTRESSE - COMO CIRURGIA, DOENÇAS CONCOMITANTES, MUDANÇA DE AMBIENTE E INTERNAÇÃO EM CLÍNICAS- SÃO SUFICIENTES PARA QUE HAJA A REPLICAÇÃO DO VÍRUS, CONSEQUENTE DOS SINTOMAS CLÍNICOS E SUA DISSEMINAÇÃO.

(POR ISSO, SE VOCÊ PENSA EM SE MUDAR COM SEU GATO, UM MÊS ANTES DA MUDANÇA, VEJA SE AS VACINAS ESTÃO EM ORDEM, PRINCIPALMENTE A DA RINOTRAQUEÍTE!!!)

SINTOMAS:

FEBRE, ESPIRROS, CONJUNTIVITE, RINITE E SALIVAÇÃO - O ANIMAL FICA BABANDO (E É POR ESSE SINTOMA, ÀS VEZES CONFUNDIDA COM A RAIVA) DEVIDO à PRESENÇA DE AFTAS NA BOCA, LÍNGUA E LÁBIOS DO ANIMAL, CAUSANDO MUITA DOR E O IMPEDEM DE COMER. HÁ TAMBÉM DESCARGA CATARRAL PELO NARIZ. A DOENÇA PODE SER FATAL PARA FILHOTES E ANIMAIS DEBILITADOS. O TRATAMENTO DEVE SER INSTITUÍDO LOGO AOS PRIMEIROS SINTOMAS, PRINCIPALMENTE PARA ALIVIAR A DOR CAUSADA PELAS AFTAS, PARA QUE O GATO NÃO PARE DE SE ALIMENTAR. A TRANSMISSÃO OCORRE POR CONTATO DIRETO, PRINCIPALMENTE NAS NARINAS. AS MACRO-GOTÍCULAS ELIMINADAS NOS ESPIRROS SÃO IMPORTANTES FONTES DE TRANSMISSÃO E PODEM OCORRER NUM RAIO DE 1,5m AO REDOR DO ANIMAL ENFERMO. GATAS PRENHAS PORTADORAS, SÃO ELIMINADORAS DO VÍRUS PROVAVELMENTE CINCO A SETE DIAS APÓS O PARTO, DEVIDO AO ESTRESSE DESTE PERÍODO. POR SER UMA DOENÇA BASTANTE FREQUENTE EM FILHOTES, É A CAUSA DE ALTO ÍNDICE DE MORTALIDADE." 

(FONTE: WIKIPÉDIA)

VEJAM, QUE TRISTEZA!!

TUDO COMEÇA COM ALGUNS ESPIRROS. OS AMOS ATÉ PENSAM QUE É UMA MERA GRIPE E QUE VAI PASSAR. MAL SABEM ELES, QUE É O VÍRUS DANDO SEUS SINAIS...



OS GATINHOS E GATOS ADULTOS, SÃO OS MAIS PREJUDICADOS E QUE NA MAIORIA DAS VEZES, POR FALTA DE VACINAÇÃO, VEM A FALECER...


O VÍRUS É TERRÍVEL E CHEGA A AFETAR CONSIDERAVELMENTE A NOSSA VISÃO, PODENDO FAZER COM QUE PERCAMOS NÃO SOMENTE A VISÃO, COMO TAMBÉM O GLOBO OCULAR POR COMPLETO.


É UMA DOENÇA MUITO CRUEL PORTANTO AMOS, NÃO ESPEREM SEUS AMIGUINHOS DO CORAÇÃO APRESENTAREM SINTOMAS. A RINOTRAQUEÍTE É CRUEL E NA MAIOR PARTE DAS VEZES, NÃO PERDÔA MESMO! 


UMA VEZ POR ANO, VACINEM SEUS GATOS CONTRA A RAIVA E A RINOTRAQUEÍTE!!! POUPEM-NOS DE TRISTES SEQUELAS OU DE UMA MORTE CRUEL!


VEJAM NA TABELA, COMO E QUANDO NOS VACINAR, AMOS!!!


COM DONOS CONSCIENTES, CRESCEREMOS SAUDÁVEIS, FELIZES E DIVIDIREMOS MUITAS ALEGRIAS, COM CERTEZA!!!


A COLEGA RUTHA, DARÁ SEU ILUSTRE DEPOIMENTO AGORA SOBRE A VACINAÇÃO PRA NÓS, FELINOS.
DIGA AÍ, COLEGA!!!


"Olá queridos amigos da Blogosfera! Eu hoje vivo lá no céu dos gatinhos curtindo a vida eterna. Depois de 15 anos terrenos, posso dizer que eu fui uma gatinha feliz por ter vivido todos estes anos com muita saúde e amor, e isso só foi possível porque eu tive uma mãe responsável e amorosa. Todos os anos eu tomei a vacina anti-rábica e a múltipla (rinotraqueíte, calcivirose, panleucopenia e leucemia felina) que me permitiram uma vida de muita saúde e alegrias. É verdade que nunca foi uma alegria tomar aquelas picadas doídas no meu corpinho, e teve até uma vez que eu mordi a mão da mamãe bem forte! Mas foi um engano, eu pensei que ia morder o Dr. Diabólico e mordi a mamãe sem querer...querendo...
Lá no céu dos gatinho,s eu tenho encontrado muitos felinos que partiram cedo porque não foram vacinados e isso tem que acabar! Por favor, vacinem seus gatinhos para que eles vivam muitos anos ao lado de sua família amada! É um gesto pequeno, só uma vez por ano! Leve seu gatinho para ser vacinado e ele vai te recompensar com muitos ronrons, sofás arranhados, miados de madrugada e muita felicidade!
Palavra da Gata Rutha!
"

(DEPOIMENTO GENTILMENTE CEDIDO PELA GATA RUTHA E SUA AMA, LAÍS.)

Agora, leiam o depoimento e saibam um pouco mais sobre a vida do meu caro colega felino Gato-tô...


OLÁ, COLEGUINHAS...
MINHA HISTÓRIA NO PLANETA TERRA FOI BREVE, PORÉM INTENSA.
NASCI NUMA NINHADA ACONCHEGANTE A QUANDO COMPLETAMOS UM MÊS DE VIDA, FOMOS SEPARADOS DE NOSSA MÃEZINHA. CADA IRMÃOZINHO, FOI PRA UM LADO E EU, FUI ADOTADO POR UMA FAMÍLIA QUE MALTRATOU MUITO. NÃO RECEBI A ATENÇÃO QUE MERECIA E CRESCI PERAMBULANDO PELAS RUAS. COM PENA DE MIM, ACABEI GANHANDO UMA NOVA AMA QUE A PRINCÍPIO, ME DEU MUITO CARINHO MAS QUE, AO VER QUE EU NÃO ESTAVA BEM DE SAÚDE, ME DEU PRA UM SENHOR QUE DISSE QUE ME LEVARIA AO VETERINÁRIO, MAS NÃO O FEZ. FUI FICANDO MAGRO, MAGRO, MAGRO E ELE ME JOGOU NA RUA, PARA QUE TALVEZ À MINGÜA, EU VIESSE A MORRER.
PORÉM, SÃO FRANCISCO DE ASSIS ME DEU UMA OPORTUNIDADE DE SER FELIZ. NUMA CERTA MANHÃ, VI UMA MOÇA MUITO SIMPLES E CARINHOSA, CUIDADANDO DE SEUS OUTROS DOIS GATOS. ME APROXIMEI, FRACO E OSSUDO, COMO ESTAVA E COM MEUS TRISTES OLHOS, PEDI SOCORRO E ELA ME ENTENDEU E ATENDEU. TENTOU DAR-ME COMIDA, MAS EU NÃO CONSEGUIA ENGOLIR. HAVIA ALGO ENTALADO EM MINHA GARGANTA. A MOÇA, NÃO DESISTIU E COM UMA SERINGA, POR VÁRIOS DIAS SEGUIDOS, ELA PASSOU E ESGUICHAR LEITE EM MINHA GOELA. CREIO QUE FOI ISSO QUE REANIMOU E DESENGASTALHOU. ELA COMEÇOU A ME DAR PEDACINHOS DE SALSICHA, CLADO DE FRANGO, ÁGUA, DEU-ME UM BANHO E AOS POUCOS, FIQUEI FORTE, BONITO E GANHEI UM LAR. 
CERTO DIA, A MINHA DONA ANTERIOR, ME VIU NA CASA DE MINHA NOVA AMA E FALOU QUE EU ESTAVA BONITO. DISSE QUE HAVIA ME DADO E O HOMEM NÃO HAVIA CUIDADO. SENTI MUITA RAIVA E QUIS MORDÊ-LA PORÉM, ESTAVA FELIZ DEMAIS COM MINHA NOVA CONDIÇÃO, MEU NOVO LAR.
GANHEI DOIS IRMÃOS POSTIÇOS: O GATITO E A MAUAU. CONVIVI COM ELES POR 3 ANOS. FORAM FELINOS INCRÍVEIS, PARCEIROS DE ALTOS COCHILOS E BRINCADEIRAS.
NOSSA AMA SEMPRE FOI ZELOSA. A PARTIR DO MOMENTO QUE FUI ADOTADO, RECEBI VACINA ANTIRÁBICA DIREITINHO, ASSIM COMO MEUS CAROS COLEGAS DE CASA PORÉM, QUANDO MUDAMOS DE CASA, ALGO DIFERENTE ME SURPREENDEU. ALGO QUE  NEM OS AMOS NEM EU PENSARÍAMOS EM ADQUIRIR NA VIDA: A MALVADA RINORAQUEÍTE.
EU ESPIRRAVA, EU NÃO COMIA, EU NÃO BEBIA... A AMA, PENSOU SER UMA GRIPE PORÉM, AO ME LEVAR NO VETERINÁRIO, O MAL FOI DESCOBERTO: EU ESTAVA COM O VÍRUS ATIVO.
FOI UMA BOMBA! BEBÍAMOS ÁGUA NA MESMA VASILHA, DORMÍAMOS E BRINCÁVAMOS NO MESMO LUGAR E ISSO, ACABOU CONTAMINANDO TAMBÉM O GATITO. A MAUAU, FOI A ÚNICA QUE NADA APRESENTOU.  FOMOS VACINADOS CONTRA A RINOTRAQUEÍTE JÁ ADULTOS. O DOUTOR EXPLICOU QUE É FUNDAMENTAL VACINAR QUANDO FILHOTE PARA PRECAVER TAL PROBLEMA. O GATITO, FICOU INTERNADO, TOMOU ANTIBIÓTICOS, FICOU COM SEQUELA DE PIGARRO E REMELAS VERMELHAS CONSTANTES, MAS SOBREVIVEU. JÁ EU, NÃO TIVE A MESMA SORTE... AGONIZEI NO COLO DA MINHA QUERIDA AMA GAM, QUE SEI QUE CERTAMENTE VAI CHORAR LENDO ISSO...
AGRADEÇO IMENSAMENTE OS BONS MOMENTOS QUE TIVE, O SINCERO AMOR E CARINHO QUE RECEBI DE MEUS AMOS E COLEGAS FELINOS. SE EU TIVESSE SIDO VACINADO QUANDO FILHOTINHO PELOS MEUS PRIMEIROS AMOS, TALVEZ ESTIVESSE AQUI NA TERRA AINDA PORÉM, ESTOU HOJE EM DIA LÁ NO CÉU DOS GATINHOS, COM MINHA COLEGA RUTHA E COM TANTOS OUTROS COLEGUINHAS QUE CEDO PARTIRAM PELO MESMO MOTIVO OU OUTROS.
É UMA DOENÇA TERRÍVEL, JUDIA DEMAIS... NÃO DESEJO O QUE PASSEI A NENHUM GATINHO DO PLANETA.

É POR ISSO QUE EU GATO-TÔ E A GATA RUTHA DIZEMOS E REPETIMOS: QUEM AMA, CUIDA!!!
AMEM SEUS FELINOS COMO A VOCÊS MESMOS. ELES DEPENDEM DE SUA ATENÇÃO PARA SEREM SAUDÁVEIS TODA A VIDA,  CAROS AMOS!
CONTAMOS COM VOCÊS!

UM ABRAÇO INFINITAMENTE BONITO, DA MAUAU, DA GATA RUTHA, DO GATO-TÔ E DO GATITO!!!


11 comentários:

  1. Nossa, essa doença é mesmo muito séria hem? Eu não sabia que o Gato-tô tinha morrido por causa dela, e que o Gatito também tinha pegado...
    então fica o aviso para o pessoal que tem gato, vacinem seu gatinho quando filhote contra a rinotraqueíte!

    Beijos Gam!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a rinotraqueíte pode ser fatal nos felinos. Em casa estamos todos vacinados.
    Ronrons do Juca e darwin

    ResponderExcluir
  3. Que dica bacana, valeu Gam. Gatito e Mauau eu Belinha e minha ama desejamos a vcs e sua ama um feliz natal repleto de saúde, alegria, prosperidade e tudo que houver de melhor. Este ano aconteceram muitas coisas bacanas e uma delas foi termos conhecido vcs três. Ano que vem se Deus quiser estaremos todos juntos novamente. Obrigada pelo carinho de sempre. Beijos... Boas festas.

    ResponderExcluir
  4. Olá...adorei o post...Os felinos e todos os animais de estimação merecem todo nosso amor, carinho e cuidado...
    QUEM AMA CUIDA...
    Bjs

    Marcela

    ResponderExcluir
  5. São dicas valiosas!! A vacinação dos amiguinhos tem que estar sempre em dia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá Gam e amiguinhos! Quem tem, e ama os seus fofinhos tem que se informa e cuidar! Pouco participei a qui com vocês, mais sem esquecer da amizade e carinho para com o cantinho! Vim deixar os votos de boas festas, e que o ano novo venha com muito amor, saúde, paz e realizações! tem um cartão de natal la no http://albumdaluelu.blogspot.com.br/ esperando por vocês espero que gostem! Ótimo final de semana tudo de bom.

    ResponderExcluir
  7. Postagem muito importante, é melhor vacinar do que ver os felinos sofrerem com doenças depois. Hoje mesmo foi o dia da vacinação anual da Nikita, todos os anos eu a levo para que ela fique protegida. Não quero que nada de mal aconteça a minha menina amada.

    Bjs, Néia e Nikita

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas amiguinhos
    Por favor cuidem do Pepi e do Xixo para mim, aí no céu, tá?
    Beijinhos para a ama Gam e afagos para vocês
    e um
    Feliz Natal para todos!!!
    Com carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  9. O post ficou maravilhoso e muito instrutivo, a Rutha está orgulhosa por ter participado junto com o Gato-tô! Vamos torcer para que todas as pessoas sejam responsáveis e vacinem seus peludinhos! Dói um pouquinho mas é muito importante! Só assim todos os animais poderão ter uma vida longa e saudável fazendo seus humanos muito felizes!
    Beijos da Laís e lambidas da Pink

    ResponderExcluir
  10. O dono tem ficar sempre atento as vacinações dos bichinhos, Gam vim te desejar um feliz natal, fique com Deus beijos.

    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com
    http://www.lucimarvirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela informação, Dona Gam! Não tinha ideia da gravidade das doenças prevenidas pela vacinação! :( Vou ver se consigo castrar meus bichanos logo no início de janeiro... beijinhos!

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI!! VALEU!