LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 19 de janeiro de 2013

PIOLHOS? CREDO!!!

BOM DIA, COLEGUINHAS DA BLOGOSFERA!
HOJE É UM LINDO DIA DE SOL E DIA DE UMA CURIOSIDADE BEM BACANA.
QUEM AÍ JÁ TEVE PIOLHOS? LEVANTE A PATA!
AQUI EM CASA, NÓS NUNCA ADQUIRIMOS ESSES PARASITAS MAS PASSAREMOS A PALAVRA PRA NOSSAS COLEGAS EMPLUMADAS QUE LHES EXPLICARÃO DIREITINHO, TUDO SOBRE ESSES BICHINHOS MALVADOS.
E COM VOCÊS, PELA PRIMEIRA VEZ EM 2013, NOSSAS COLEGAS VERMELHA 1, VERMELHA 2, ELVIRINHA E FUJONA!
DIGAM, "MENINAS"!!!

(CLIQUEM NAS IMAGENS PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO!)



PARA QUE POSSAMOS ENTENDER MELHOR SOBRE ESSAS PRAGUINHAS TÃO IRRITANTES, VAMOS A UMA DEFINIÇÃO GERAL DESSES SERES...

PIOLHOS SÃO PEQUENOS SERES PARASITÁRIOS QUE NÃO POSSUEM ASAS. ALIMENTAM-SE DE SANGUE DE SEUS HOSPEDEIROS E INCOMODAM DEMAIS!!! ESSA, É NOSSA DEFINIÇÃO LÓGICA E ANIMAL. PARA COMPREENDEREM MELHOR, CLIQUEM "AQUI"!

AGORA QUE JÁ DEMOS UMA PEQUENA EXPLICAÇÃO, GOSTARÍAMOS QUE SOUBESSEM QUE INFELIZMENTE, OS PIOLHOS EXISTEM EM VÁRIAS VERSÕES E NÃO SÃO OS ÚNICOS QUE SE ALIMENTAM DE MANEIRA INVASIVA, NÃO É MANA VERMELHA 2?


BEM... AGORA QUE VOCÊS JÁ IMAGINAM O QUE ESTÁ POR VIR, VAMOS MOSTRAR PRA VOCÊS, OS TIPOS DE PIOLHOS QUE EXISTEM. NA VERDADE, SÃO MAIS DE 3000 ESPÉCIES EXISTENTES PORÉM, HOJE MOSTRAREMOS AS MAIS COMUNS ENTRE OS PETS E HUMANOS.


NÓS GALINHAS, PASSAMOS MAUS BOCADOS COM ESSAS MINI PRAGAS! ELAS SUGAM NOSSO SANGUE E NOS CAUSAM, UMA SÉRIE DE PROBLEMAS. A QUEDA DAS PENAS E REDUÇÃO DA POSTURA, SÃO DUAS DAS REAÇÕES DECORRENTES DA INVASÃO DESSES BICHINHOS TERRÍVEIS...


OS HUMANOS TAMBÉM SOFREM, PRINCIPALMENTE EM PERÍODO DE INFÂNCIA. SEGUNDO NOSSA AMA GAM ANDOU PESQUISANDO, O "Pediculus humanus" PREFERE A CABEÇA DOS PEQUENINOS, POIS ELES TEM UM MAIOR NÚMERO DE CONTATO COM INDIVÍDUOS AO SEU REDOR, PROLIFERANDO ASSIM, MUITO MAIS FACILMENTE A ESPÉCIE. ESSES BICHOS, ALÉM DE SUGADORES TAMBÉM ARMAM ESTRATÉGIAS NOTÁVEIS DE SOBREVIVÊNCIA, VIRAM SÓ?
ATÉ OS CÃES E GATOS TEM SEUS PIOLHOS ESPECÍFICOS, QUE DEVEM SER TRATADOS COM REMEDINHOS INDICADOS PELO AMIGO VETERINÁRIO.


ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE OS PIOLHOS EM GERAL

* PIOLHOS VIVEM EM MÉDIA, UM MÊS. NESSE PERÍODO, PODEM BOTAR ATÉ 100 OVOS;
* UMA COLÔNIA COM 50 MEMBROS, É SUFICIENTE PARA FAZER A FESTA NUMA VÍTIMA;
* EM CERCA DE DUAS SEMANAS, O PIOLHO ATINGE A FASE ADULTA E SE REPRODUZ;
* PIOLHOS NÃO VOAM, APENAS CAMINHAM, ESCALAM E ATINGEM SEU DESTINO;
* A MELHOR MANEIRA DE EVITÁ-LOS E COM UMA BOA HIGIENE PESSOAL, AMBIENTAL, ANIMAL E LOCAL.

PIOLHOS DE GALINHA: UMA PRAGA MUITO DESAGRADÁVEL

É, TURMINHA... QUE GALINHA NUNCA FOI INCOMODADA POR PIOLHINHOS CRUÉIS?
É DIFÍCIL NÃO HAVER, UMA VEZ QUE ESSES SEREZINHOS SÃO HOSPEDEIROS NATURAIS DE RATOS DE ESGOTO E RATOS, É O QUE MAIS HÁ NO PLANETA.
AQUI EM CASA, NOSSA AMA JÁ ENCONTROU PIOLHINHOS EM NÓS, MAS ELA TINHA A SOLUÇÃO: ERVA-DE-SANTA MARIA. VOCÊ JÁ OUVIRAM FALAR DESSA PLANTA?
EXPLIQUE PRA ELES, COLEGA ELVIRINHA!


VEJAM A PLANTA, COMO É...


BASTA COLOCAR VÁRIOS RAMOS DENTRO DOS NINHOS, QUE OS PIOLHOS DIZEM ADEUS!
MAS TAMBÉM HÁ MÉTODOS QUÍMICOS MUITO EFICIENTES, PROS CASOS DE GRANDES INFESTAÇÕES, COMO ESTA ABAIXO...


UM DOS GRANDES ALIADOS É O NOSSO AMIGO SOL E A QUERIDA MÃE TERRA. ELE AQUECE NOSSAS PENINHAS E A TERRA DO GALINHEIRO NOS AJUDA A REFRESCAR A TEMPERATURA CORPORAL E A ELIMINAR PARASITAS INDESEJADOS. POR ISSO QUE GOSTAMOS DE NOS BANHAR COM TERRA.


NOSSA AMA NOS CUIDA E MANTÉM SEMPRE LIMPINHOS NOSSOS NINHOS, SEMPRE TROCANDO A PALHA E FORRAGEM. ISSO EVITA O ACÚMULO DE RESÍDUOS, IDEAIS PARA ESCONDER ESSES BICHINHOS DESPREZÍVEIS QUE SÃO OS PIOLHOS.


SE HÁ LIMPEZA E CUIDADO, O INIMIGO NÃO CHEGA DE NENHUM LADO!


PIOLHOS EM NOSSO QUINTAL? NÃO, NÃO, NÃO!
XÔ PIOLHOS, XÔ!!!


ESPERAMOS QUE ESSA POSTAGEM TENHA INSTRUÍDO VOCÊS E QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO.
AH... A FUJONA PEDE DESCULPAS MAS PREFERIU FICAR TOMANDO SOL AO INVÉS DE DAR DEPOIMENTOS NA POSTAGEM DO DIA. ESSA FUJONA, VIU?
ATÉ MAIS, TURMINHA!!!
UM ABRAÇO BEM BONITO, DAS COLEGUINHAS DE QUINTAL, DA MAUAU E DO GATITO!

8 comentários:

  1. Que post bacana, cheio de boas informações.
    Mina nunca teve esse problema - ufa - moramos em apartamento e ela não tem contato com outros animais, mas é sempre bom ter conhecimento desse assunto.
    beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Poder aprender mais sobre esses bichinhos...
    Cindy não tem mais pulgas, ainda bem, mas carrapatos, acho alguns de vez em quando...
    Gostei de conhecer...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Piolho é uma praga que queremos distância, por isso é sempre bom saber sobre o inimigo.
    bom ver as amiguinhas galináceas.
    bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da postagem , achei interessante e instrutiva tenha um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Uiii, desses bichinhos a gente não gosta nem um pouco, amiguinhas
    Adoramos a postagem, viu?
    Aprendemos muito com ela
    Tenham um lindo dominguinho e uma boa semana
    Ronronzinhos e Lambeijnhos dos amiguinhos
    Pepi, Xixo, Juja e Jujuba

    ResponderExcluir
  6. Oi Gam e peludinhos!
    Pois é, que coisa terrível são esses bichinhos!
    Eu nunca peguei piolho, mas já vi vários andando em algumas cabecinhas...:(
    Ótimo post!
    Beijos
    Magda

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dona Gam,

    Nossa que postagem mais instrutiva.

    Gostei demais ler sobre os piolhos. Temos que estar sempre atentos!! Eu tenho apenas uma ave, mas, não descuido!!

    ARghhhhhh, agora você me fez lembrar da minha infância. Minha mãe sempre zelosa, preparava leite com erva santa maria para eu e minhas irmãs tomarmos sem reclamações logo de manhã em jejum para combater os vermes.... aiiiiiiiiii...era horrível!!!!!

    Eu até punha fora tudo!!!

    Hoje já fiz as pazes com a erva, que é muito excelente para nós!!

    E aprendi aqui com você que ela também é boa para afastar os intrusos!!

    Adoro ver suas galinhas!! Bem que eu gostaria de ter algumas aqui. Em 2011 encontrei uma galinha vagando na rua e eu a trouxe para casa. Meus gatos estranharam, mas, como Rosinha era meiga, fizeram logo amizade. Chegavam até dormir juntos. Rosinha ficou paralítica e eu cuidei dela até o fim. Ficou com nós 6 meses. E se foi. Tenho saudades dela.

    Bem, dona Gam e amiguinhos,

    Tenham uma ótima semana,

    beijinhos,

    Lígia e turminha:))

    ResponderExcluir
  8. Eu moro em uma chácara e tenho até hoje 15 galinhas (falo até hoje pois amanhã quero ver mais algumas para comprar). Elas são realmente fantásticas, as minhas sobem no meu ombro, pedem carinho, entre elas tenho 3 sedosas do japão que preciso dar banhos com uma certa frequência. A Quitéria minha Polonesa também dou banho de vez em quando porque se sai na chuva o topete acaba grudando barro, dai fica horrível, mas com um banho logo fica bonitona de novo.
    Elas não estranham no ninho a erva de santa maria? Nos ninhos das minhas tentei colocar citronela, mas elas não gostaram nem um pouco, tentavam tirar a citronela do ninho, algumas botaram no chão.. foi uma bagunça só. Dai tenho feito ninho com grama seca e polvilhado aquele talco bolfo nos ninhos. Se vejo que ha algum traço de piolho faço o seguinte dou banho, seco elas bem com toalha e espero que as penas fiquem bem soltinhas, dai pego cada uma delas no colo, coloco o bolfo em um saleiro, e vou levantando as penas e passando. As primeiras Amélia e Abigail ( iguais as suas vermelhas) chegaram pintinho em julho do ano passado. Foi quando depois de muitos anos voltei a cria-las e deste tempo para cá tive uma infestação de piolhos, esta semana vi uma coisa diferente quando fui lavar o galinheiro que foram pulgas! Eu não sabia que poderiam ter pulgas, mas no zoo aqui de casa nada é impossível, pois alem delas tenho 4 cães, 2 gatas e o caseiro tem mais 3 cães. Eles não tem contato direto com elas porque sei que pegam galinhas, mataram algumas da vizinha que entraram aqui :(
    Depois se quiser ver foto do pessoal só me add no face

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI!! VALEU!