LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

XÔ, CRACA!

OLÁ, TURMINHA!
HOJE NOSSO COLEGUINHA NOVO IRÁ LHES EXPLICAR ALGO SUPER LEGAL E ESPECIAL.
PRESTEM ATENÇÃO NO QUE ELE TEM PRA NOS ENSINAR.
É CONTIGO, PHANTOM!

*******************************************

MIAAAAAAU!
PEÇO LICENÇA A VOCÊS HOJE, PARA COMANDAR A POSTAGEM DO DIA.
AQUI, É O GATO PHANTOM  LHES TRAZENDO UMA IMPORTANTE INFORMAÇÃO COM IMAGENS E UM VÍDEO, BEM LEGAIS!

(CLIQUEM NAS IMAGENS PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO...)


HOJE FOI O MEU PRIMEIRO BANHO, APÓS MINHA CASTRAÇÃO. A AMA ME LAVOU E EU FIQUEI BEM BANQUINHO E CHEIROSO!


ME SEQUEI BEM AO SOL E ATÉ PUDE ESPREGUIÇAR, BEM GOSTOSO...


DEI UMA BOA FAXINADA NOS MEUS PÉS E BRAÇOS, ESTAVAM PRECISANDO...


E NÃO FOI SÓ ISSO! EU ESTAVA COM UMA TERRÍVEL COCEIRA ATRÁS DAS ORELHAS. ISSO ERA SINAL DE PROBLEMAS NO LADO INTERNO. QUANDO A AMA FOI VER, QUASE CAIU DE COSTAS! POR EU SER ANTERIORMENTE UM GATO DE RUA, ACUMULOU-SE MUITA CÊRA EM MEUS OUVIDOS, CAUSANDO IRRITAÇÃO E COCEIRA.
A AMA ME PÔS EM SEU COLO E COMEÇOU A "FAXINA"...


COM TODO O CARINHO, ELA FOI LIMPANDO, LIMPANDO...


FORAM 10 BASTÕEZINHOS COM ALGODÃO, NO TOTAL!


MEUS COLEGAS GATITO E MAUAU, NÃO SE LIVRARAM DO BANHO, NESTE DIA MAS SEUS OUVIDOS, ESTAVAM BEM LIMPINHOS. DAÍ, SE SECARAM E LOGO FORAM TIRAR UM COCHILO...


A MAUAU ATÉ PEGOU NO PÉ DO GATITO, LITERALMENTE... É QUE  ELE ESTAVA RONCANDO!


BOM, MAS ENFIM... FIQUEI LIMPINHO, CHEIROSINHO E COM OS OUVIDOS LIVRES DO EXCESSO DE CERÚMEN, QUE TANTO ME INCOMODAVA.


E AGORA QUE JÁ MOSTREI A VOCÊS O QUE FIZ HOJE, SERÁ QUE ALGUÉM SABE O QUE SIGNIFICA A PALAVRA "CERÚMEN"? JÁ OUVIRAM FALAR?
POIS, É... TANTO HUMANOS, QUANTO ANIMAIS POSSUEM ESSA "CÊRA", AMARELA E GRUDENTA DENTRO DOS OUVIDOS. ELA POSSUI UM CHEIRO CARACTERÍSTICO NADA SIMPÁTICO E A PRIMEIRA VISTA, É MUITO NOJENTA MAS TEM SUA FUNÇÃO.
VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE ELA?

O QUE É ?

O CERÚMEM OU CÊRA DE OUVIDO, É UMA SECREÇÃO DAS GLÂNDULAS SEBÁCEAS, ENCONTRADAS NO INTERIOR DOS OUVIDOS INTERNOS (OUVIDOS EXTERNOS, SÃO AS ORELHAS). ESSA SECREÇÃO É PRODUZIDA AOS POUCOS E SAI CONSTANTEMENTE  E ESPONTANEAMENTE. 

QUAL SUA FUNÇÃO?

ELA POSSUI A FUNÇÃO ANTIMICROBIANA E LIBERA CONSIGO GRANDE PARTE DAS BACTÉRIAS PRESENTES NO AR, QUE CHEGAM ATÉ NOSSOS OUVIDOS. AGE COMO UMA ESPÉCIE DE BARREIRA PROTETORA DOS TÍMPANOS, QUE SÃO AS MEMBRANAS RESPONSÁVEIS POR LEVAR OS SONS AO CÉREBRO, PRA SEREM INTERPRETADOS. TAMBÉM LUBRIFICAM O CANAL AUDITIVO.

CERÚMEN EM EXCESSO, FAZ MAL?

A CERA DO OUVIDO É MUITO ÚTIL, UMA VEZ QUE A MESMA É EFICAZ CONTRA INFECÇÕES AUDITIVAS. ELA DEVE SER RETIRADA COM CAUTELA IMENSA POIS A INTRODUÇÃO DE OBJETOS NO CANAL AUDITIVO É MUITO PERIGOSA. 
O EXCESSO DE CêRA, PODE OCASIONAR PERDA PARCIAL DA AUDIÇÃO, DEVIDO A GRANDE  BARREIRA QUE SE FORMA ENTRE O SOM EXTERNO E O TÍMPANO.
NOS ANIMAIS, DEVE-E SEMPRE REPARAR SE SEUS OUVIDOS ESTÃO LIMPOS E COM O AUXÍLIO DE BASTÕEZINHOS COM ALGODÃO, LIMPÁ-LOS.
NOSSA AMA ENCONTROU NA INTERNET UM VÍDEO BEM INTERESSANTE.

 VEJAM NESTE VÍDEO AMOS E AMAS, COMO FAZER A LIMPEZA EM NOSSOS OUVIDINHOS...


É ISSO ENTÃO, TURMINHA!
ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DESTA MINHA PRIMEIRA POSTAGEM INFORMATIVA.
MEUS COLEGAS GATITO E MAUAU ESTÃO HÁ MAIS TEMO FAZENDO ISTO MAS COM O TEMPO, PEGO O JEITO.
ATÉ BREVE!!!

*****************************************

UAU! QUANTAS INFORMAÇÕES ESPECIAIS, COLEGA PHANTOM. 
TEMOS CERTEZA QUE TODOS DA BLOGOSFERA VÃO GOSTAR DE VER E LER TUDO O QUE ESTÁ NA POSTAGEM DE HOJE. VOCÊ SE SAIU MUITO BEM, NÉ MAUAU?
-CLARO, COM CERTEZA!!!
ENTÃO, ATÉ A PRÓXIMA, COLEGUINHAS.
UM ABRAÇO BEM BONITO, DA MAUAU, DO PHANTOM E DO GATITO!!!

9 comentários:

  1. Caro Donna Gam,
    Seu post foi muito bom, e muito informativo.
    Em nossos cães, é só ... minha senhora olha nos meus ouvidos, e às vezes ela tem que limpar.
    Isso os torna muito cuidado.
    Muito amor de Tibi e Sylvia

    ResponderExcluir
  2. Se eu fizer igual ao vídeo com a Pink acho que ela arranca a minha mão! Ela odeia limpar os ouvidos, até baba! A Luna também faz drama mas o Barum é um doce e deita a cabeça bem quietinho esperando a limpeza! Pelo menos um tem que ser bonzinho! Eu também tenho muito cerúmen e já tive que ir ao médico pra limpar os meus ouvidinhos...
    Adorei o post, colega Phantom, e fiquei feliz que agora você está limpinho e cheiroso e com os ouvidos sem cerúmen! Você foi muito corajoso!
    Amei a foto do Gatito dormindo de língua de fora e a Mauau pegando na patinha dele!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Noossa, Phantom
    Você tá tão limpinho que o cheirinho bom tá vindo até aqui...
    Adoramos a postagem, viu?
    Tenha uma linda tardinha, amiguinho
    Lambeijinhos e Ronrons docinhos de
    Juja e Jujuba
    Você e o Gatito estão na nossa postagem da semana colorida

    ResponderExcluir
  4. Que bom Phantom, agora está todo cheirosinho!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Queridos colegas que bom que todos estão limpinhos e cheirosos. Phaton deve ter sido um alivio ter os ouvidos agora bem limpinhos, podendo escutar melhor os passarinhos e os amigos.
    Aqui em casa se eu tentar limpar o ouvido da Tixa ela acaba comigo. Coloquei vermifugo tópico nela e foi um escandalo, ela detesta que façam qualquer procedimento nela, acho que é um pouco de trauma do seu passado sofrido ( ela foi queimada por humanos ruins, com isso perdeu o rabinho ).
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Pelo visto Phantom é bonzinho, até deixou a dona Gam limpar as orelhinhas. Quando o Darwin foi adotado também estava com a orelha com bastante cerumen, mas no caso dele era otite.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. OI PHANTOM QUE BANHO GOSTOSO. E AGORA ESTA TODO CHEIROSO. E VAI DORMIR TRANQUILO!
    OLÁ DONA GAM AMEI SUA POSTAGEM TINHA VÁRIAS COISAS QUE EU NÃO TINHA A MENOR IDÉIA . PARABENS AMIGOS! FIQUEM COM DEUS! E BEIJOS A TODOS DA FAMILIA!

    ResponderExcluir
  8. Que legal!Passando para desejar um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  9. Hummmm... limpeza total hein Phantom? Até dos ouvidinhos? Agora se eu tivesse aí poderia te abraçar tranquilamente.
    10 cotonetes??? Uau! Estava precisando de uma limpeza...
    Que bom que você se recuperou super bem da castração!!

    No meu blog tem um post sobre como limpar as orelhas do cachorro, e nós adoramos conhecer mais sobre o cerúmem e gostamos do vídeo, bem informativo!

    Beijos! Tenham uma quarta-feira abençoada!

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI!! VALEU!